Todo encerramento de temporada, independentemente do mood da estação e do que estará em alta, tem uma coisa que é inevitável: tendências polêmicas. Algumas claramente são tentativas de viralizar, mas, na maioria das vezes, são meramente expressões autênticas de criatividade. Existem aquelas que causam estranhamento à primeira vista, mas depois conquistam o gosto do público; as que fazem a gente questionar se são uma piada; e as que permanecem eternamente polarizantes.
Analisamos as propostas mais inusitadas do verão 2025, mas, antes de revelar quais são, vamos aos critérios utilizados: nada de casos isolados que dizem respeito apenas ao trabalho de um criador, nem aquelas que já se tornaram onipresentes, como as modelagens comicamente oversized, as calças corsário e capri que continuam firmes, e as hot pants, que também mantêm seu espaço.
Por fim, ao falarmos em polêmicas, estamos nos referindo a tendências que fogem do lugar-comum, sem emitir julgamento estético, mas que são diferentes o suficiente para dividir opiniões. Aviso dado, vamos lá: essas são as tendências mais polêmicas da temporada.
uma perna só
Peças assimétricas andam chamando atenção há algum tempo, com barras e decotes de corte interessante, mas, desta vez, os estilistas foram mais longe e sugerem calças com uma perna só. O design curioso foi aposta na Bottega Veneta, Louis Vuitton e Coperni.
2 em 1
O styling de saia por cima da calça foi bem popular em diversos desfiles, e dividiu espaço com híbridos entre as duas peças, com efeito conquistado através de fendas e recortes estratégicos.
balonê
A silhueta continua no topo das apostas, expandindo sua oferta em termos de peças e volumes. Além de saias e vestidos, o formato aparece em casacos, conjuntinhos e capas, inspirando-se tanto nos excessos da década de 80 quanto na era de ouro da alta-costura dos anos 50.
inflação
As silhuetas volumosas vão além do balonê e do universo refinado da couture. Shapes inflados e exagerados, que lembram histórias em quadrinhos, com um toque quase caricato, também têm vez.
calça bloomer
A tradução do balonê para as calças, o modelo bloomer entra no embalo da estética boudoir e das referências a lingeries e roupas de baixo. O histórico da peça a torna mais interessante, já que foi através dela que calças foram introduzidas ao guarda-roupa feminino ocidental em torno de 1850. O nome vem de Amelia Bloomer, uma das líderes do movimento sufragista, que foi uma das primeiras a usar o modelo.
questão estrutural
Quadris e cinturas se tornam pontos focais em forma de releituras de itens dos séculos XVIII e XIX, revisitando silhuetas típicas de períodos como o vitoriano. Trazendo desde um mix mais literal, que lembra figurino de filme de época com corselets e saias rodadas, a versões completamente modernas como as saias com pregas 3D desfiladas na Bottega Veneta.
moda circular
Ainda no tema das estruturas, barras armadas em forma circular surpreenderam e trouxeram um toque fresco às coleções. O shape escultural arredondado certamente vai causar estranhamento, mas, com o suporte de nomes como Acne Studios e JW Anderson na Loewe e em sua marca homônima, tem potencial de virar sucesso.
vestido de festa + jaqueta esportiva
A dupla favorita da temporada, a combinação de vestidos de festa com jaquetas esportivas, especialmente parkas, trouxe o conceito hi-lo para o centro das atenções. Os modelos casuais equilibram o glamour dos vestidos bordados com plumas e paetês, oferecendo uma versão elevada de truque recorrente da moda festival.
amarrados e desconstruídos
De sobreposições criativas com diferentes formas de amarrar peças a silhuetas experimentais, com itens que parecem estar "pendurados" ou "sobrando" nos looks, a tendência propõe um visual intencionalmente inacabado e imperfeito.
peep-toe
Chegando aos pés com a principal surpresa da temporada, o sapato peep-toe. Queridinho da década passada – ele era absoluto nos looks de festa entre 2008 e 2016 – o modelo vazado tinha caído no ostracismo nos últimos anos, mas foi resgatado por nomes de peso como Miu Miu e Acne Studios; a última, inclusive, incluiu uma bota peep-toe na passarela.
botinha de boxeador
Dos ringues para as passarelas e, se depender das marcas, para as ruas, o design que mescla tênis e bota faz alusão direta aos modelos usados por boxeadores para praticar o esporte.
sapato ortopédico
OS ugly shoes são um fenômeno da moda há tempos, e os melhores representantes do Verão 2025 seguem a linha dos modelos com inspiração ortopédica e anatômica, priorizando desempenho e sem se preocupar muito com a estética.
Das botas com fivelas, marcas registradas de Rick Owens, que lembram aquelas usadas para imobilizar a perna ou o pé torcido, até as excêntricas sapatilhas que reproduzem os dedos dos pés, como visto na Coperni e na Avavav.
Comments